9ª Edição do Drive-Thru da Reciclagem será em junho

Gostou? Compartilhe nas suas redes

O Fundo de Apoio à Comunidade (FAC), promove, do dia 1º ao dia 3 de junho, a 9ª edição do Drive-Thru da Reciclagem. Com o objetivo de conscientizar a população sobre a importância do descarte correto do resíduo e da adoção de práticas sustentáveis, a ação será realizada das 9h às 18h, no estacionamento ao lado do Bioparque Pantanal, nos Altos da Avenida Afonso Pena.

Durante os três dias será possível descartar materiais como papel, papelão, plástico, garrafa pet, vidro, óleo de cozinha usado, sucata de aço, ferro, geladeira, ferro e afins, eletrônico, tecido, banner, medicamento vencido, ração, acessório e medicamento para pet, além de lâmpada, pilha, bateria, entre outros.

“O Drive Thru da Reciclagem mostra a importância das práticas sustentáveis em todos os segmentos, trazendo saúde e bem-estar ao cidadão, que é justamente a proposta de valor do FAC. Com ênfase no fomento do empreendedorismo social, no fortalecimento de levar informação sobre tecnologia, inovação, qualidade de vida e a promoção da educação ambiental através do descarte correto e desapego”, ressalta a Coordenadora-Geral do FAC, Adir da Silva Oliveira Diniz.

A programação conta com uma série de atividades educativas e culturais, atrações musicais, teatro para as crianças, ambiente da leitura, praça de alimentação e oferta de mudas de árvores frutíferas às pessoas que realizarem o descarte.

O complexo montado para o evento contará com o tradicional ambiente destinado à captação de doações. Podem ser doadas peças de roupas, calçados, alimentos não-perecíveis, material de construção e tudo que estiver em boas condições de uso. O material arrecadado é repassado às famílias em situação de vulnerabilidade social assistidas pelo FAC.

“A 9ª edição do Drive Thru da Reciclagem vem com o propósito das Cidades Inteligentes, onde une todos os eixos em prol da qualidade do Planeta. Por acontecer na semana do meio ambiente ele vem com o diferencial onde vamos trabalhar com a economia circular, que é quando utilizamos a logística reversa dos resíduos, descartes e doações para movimentar e não gerar rejeito, é o fomento da reciclagem”, enfatiza Ana Franzoloso, embaixadora do Lixo Zero Brasil em Mato Grosso do Sul e proprietária da Du Bem Sustentável.

Nesta edição a Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) vem com trabalhos relacionados ao impacto social e ambiental com a turma do Direito, na área jurídica e com a ODS 5, que consiste em alcançar a igualdade de gênero. Será apresentado também o ambiente da tecnologia e da inovação promovendo o impacto social e ambiental. O ambiente empreendedorismo funcionará todos os dias das 16h às 21h, com produtos de venda e serviços de saúde, culinária, artesanato, dentre outros.

Na quinta-feira, dia 1º, às 19h acontece a rodada de negócio, realizada por Washington Sanches, onde empresários dos setores participam de talks, conexões e networking. Haverá ainda palestras voltadas para educação financeira, sustentabilidade e empreendedorismo feminino.

Na sexta-feira, dia 2, às 19h, acontece o Sarau Cultural, realizado pela Embaixadora da Paz Delasnieve Daspet, onde serão abordados temas relacionados a ODS 16, que visa promover sociedades pacíficas e inclusivas para o desenvolvimento sustentável, proporcionar o acesso à justiça para todos e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas em todos os níveis.

Preservação da água

Um litro de óleo pode contaminar 25 mil litros de água. Isso porque suas substâncias não se dissolvem, e, quando despejadas nos cursos d’água causam descontrole do oxigênio e a morte de peixes e outras espécies, podendo contaminar ainda o solo. A cada um quilo de medicamentos descartados no esgoto pode contaminar até 450 mil litros de água.

A cada edição, a quantidade de resíduo descartado de forma correta só aumenta, consequentemente, aumenta também a quantidade de água preservada. Desde sua primeira edição até hoje, mais de 1,5 bilhão de litros de água foram preservados devido ao descarte correto dessas duas substâncias que são agentes causadores da contaminação.

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)

Em 2017, Campo Grande aderiu a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas, subscrita pela República Federativa do Brasil, que visa promover mudanças positivas no mundo do futuro.

Esses objetivos representam planos que todos os Estados-membros da ONU devem seguir para atingir algumas metas. Dentre elas destacam-se: erradicação da pobreza, promoção da prosperidade e bem-estar geral, proteção do meio ambiente e mitigação das mudanças climáticas.

Serviço

Evento: 9º Drive-Thru da Reciclagem

Local: Estacionamento do Bioparque Pantanal, Altos da Afonso Pena

Data: 1º a 3 de junho

Horário: 9h às 18h

Informações: 2020-1361

campaonews

campaonews