Prefeitura promove festa de Santa Sara Kali em comemoração ao Dia do Povo Cigano

Gostou? Compartilhe nas suas redes

Para festejar o Dia do Povo Cigano, celebrado em 24 de maio, a Prefeitura de Campo Grande promove nesta quarta e quinta-feira, na Plataforma Cultural, a Festa de Santa Sara Kali. O Dia Municipal do Povo Cigano entrou para o Calendário Oficial de Eventos do município no ano de 2020, através da Lei nº 9.892/20, reconhecendo a contribuição da etnia cigana para o desenvolvimento da cultura campo-grandense.

Nesta quarta-feira (24), a festa contará com procissão em homenagem a Santa Sara Kali, padroeira dos ciganos e apresentações de música, poesia, artesanato e dança cigana. Além disso, os participantes terão a oportunidade de saborear a gastronomia típica do povo cigano.

Na quinta-feira (25), a Academia Internacional de Letras e Artes Romani (AILA), única Academia de Letras Cigana reconhecida em 75 países, com sede em Campo Grande, realizará a diplomação e instalação de mais um membro da academia, o escritor cigano carioca Marcelo Rates Quaranta, reconhecendo e honrando seu talento e contribuição para as letras e artes romani. Após a solenidade, a festa continua com diversas apresentações culturais.

“É uma ocasião especial para celebrar a cultura cigana, destacando a importância de Santa Sara Kali, nossa padroeira e promovendo a valorização das tradições e expressões artísticas do nosso povo”, afirma Pedro Nicolich, presidente da AILA e organizador do evento.

A Festa de Santa Sara Kali, coordenada pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Campo Grande em parceria com a AILA, acontece nos dias 24 e 25 de maio, das 18h às 22h, na Plataforma Cultural, localizada na Avenida Calógeras, 3015. A entrada é gratuita e os visitantes que desejarem poderão contribuir filantropicamente com 2 kg de alimento não perecível, frutas, doação de agasalhos e livros.

campaonews

campaonews