FAC realiza a 9ª edição do Drive-Thru da Reciclagem até 17 de junho com programação para toda família

FAC realiza a 9ª edição do Drive-Thru da Reciclagem até 17 de junho com programação para toda família
Gostou? Compartilhe nas suas redes

O Fundo de Apoio à Comunidade abriu nesta quinta-feira (15) a 9ª edição do Drive-Thru da Reciclagem, no estacionamento do Bioparque Pantanal, na Avenida Afonso Pena. O espaço vai receber diversos objetos, que não podem ser descartados diretamente no lixo comum. A iniciativa da Prefeitura de Campo Grande é para conscientizar a população sobre a importância do descarte correto de resíduos e da adoção de práticas sustentáveis.

É permitido levar materiais como papel, papelão, plástico, garrafa pet, vidro, óleo de cozinha usado, sucata de aço, geladeira, ferro e afins, eletrônico, tecido, banner, medicamento vencido, ração, acessório e medicamento para pet, além de lâmpada, pilha, bateria, entre outros.

“Estamos chegando a nossa 9º edição e quando idealizamos o Drive era justamente para trazer um fomento do descarte correto do lixo, além de ações culturais, empreendedorismo e saúde. Até nossa última edição, nós já coletamos mais de 40 toneladas de lixo e preservamos mais de um bilhão e 558 milhões litros de água com o apoio de mais de 12 mil pessoas. Mas antes de tudo, contamos com a participação de cada indivíduo. A mudança começa dentro de casa, por isso contamos com o apoio de todos para somar nessa corrente a favor do meio ambiente”, disse Ana Cristina Franzoloso, idealizadora do projeto e embaixadora do Instituto Lixo Zero.

Alunos do 8º ano da Escola Municipal Carlos Vilhalva Cristaldo estavam presentes na ação como incentivadores da ação organizada pela Prefeitura. “Em um primeiro momento, nós ficamos preocupados ao perceber que a população não tem mesmo a mínima ideia de que descartar o óleo de cozinha de forma irregular, pode prejudicar e contaminas litros e litros de água potável. Foi aí que os alunos resolveram fazer uma ação e assim coletaram mais 750 litros de óleo”, explicou o professor responsável Fábio dos Santos.

A aluna Ana Beatriz Ortiz Freitas, 12 anos, conta como foi o processo de recolher o material. “Além da gente pedir o apoio das nossas famílias, em recolher esse óleo de cozinha que não seria mais utilizado, também saímos nas ruas de nossos bairros e fomos pedindo o material, dando informações sobre consciência ambiental. Foi muito bom, foi uma lição que aprendemos na escola e que pudemos pôr em prática, dando o resultado de entregar esse material hoje aqui no Drive”.

A ação vai até sábado (17), sempre das 9h às 18h, com atividades educativas e culturais para todas as idades, atrações musicais, teatro para as crianças, ambiente de leitura, praça de alimentação e oferta de mudas de árvores frutíferas para quem levar algo para descartar. O ambiente de empreendedorismo funcionará todos os dias das 16h às 21h, com produtos de venda e serviços de saúde, culinária, artesanato, dentre outros.

Também é possível doar roupa, sapato, brinquedo, acessórios, mobílias usadas, eletrodomésticos velhos e tudo que estiver em boas condições de uso. É simples, rápido e prático: o condutor entrega os itens sem descer do carro, e, em troca, recebe uma muda de planta frutífera como forma de agradecimento.

 

 

campaonews

campaonews