Formação Continuada reúne 205 diretores e diretores-adjuntos da REME

Gostou? Compartilhe nas suas redes

Formação Continuada que teve início na manhã desta quinta-feira (15) pela Secretaria Municipal de Educação (Semed), reuniu 205 diretores e diretores-adjuntos da REME (Rede Municipal de Ensino) de Campo Grande. A formação ocorre durante dois dias, hoje e sexta-feira (16), para que o gestor escolar exerça da melhor forma suas atribuições, deve refletir sobre sua prática profissional, compreender o trabalho a ser realizado e suas responsabilidades perante a comunidade escolar, e estar constantemente atualizado.

De acordo com a prefeita Adriane Lopes, a formação serve para que os diretores avancem na educação e façam as entregas que os alunos precisam. “A voz de vocês precisa ser ouvida e da experiência de cada um nasce um novo projeto. A formação ajuda a fortalecer o trabalho de vocês no dia a dia”.

O secretário municipal de Educação, Lucas Henrique Bitencourt, orientou os diretores sobre como proceder diante dos alunos, pais e responsáveis. “A palavra de ordem é servir com excelência e fazer da REME uma referência nacional da educação”.

Segundo a superintendente de Gestão e Normas, Clarice Cassol, é preciso acolhimento e olhar de empatia para com os alunos. “Para a solução do problema, é preciso resiliência. Precisamos de um olhar diferenciado, saber sobre normas para comandar a escola da melhor forma”.

Durante a Formação Continuada, os diretores e adjuntos tiveram duas palestras, uma sobre Legislação Educacional e outra sobre Gestão Democrática nas unidades escolares.

Conforme a diretora da EMEI Fátima de Jesus Diniz Silveira, Wânia Lúcia Soares, a formação é importante para ajudar na articulação do diretor. “O diretor trabalha com recursos financeiros também e ele precisa ser articulador, por isso, avalio que essa formação nos traz um conhecimento extra importantíssimo”.

Silvana Nascimento é diretora da EMEI Sônia Helena Baldo, no Jardim Panorama. “É a primeira formação que participo como diretora e vejo como aquisição de conhecimento, porque, no dia a dia, as funções são mais complexas, lidar com recursos, contratações, entre outras coisas. A formação nos ajuda muito nessa parte”.

Segundo a diretora da EMEI Odete Trindade Benites, Maria Socorro Almeida, como há modificações nas legislações, é preciso estar atento. “A formação é isso, ela nos ajuda a entender mais sobre os processos e a Semed nos dá o suporte necessário para isso”.

Na sexta-feira (16), a formação será para diretores da Educação Infantil no período matutino. No período da tarde, a formação será voltada aos profissionais do Ensino Fundamental.

 

campaonews

campaonews