Prefeitura capacita mais de 300 beneficiários do Programa Assistencial de Inclusão Profissional

Prefeitura capacita mais de 300 beneficiários do Programa Assistencial de Inclusão Profissional
Gostou? Compartilhe nas suas redes

A prefeitura de Campo Grande, por meio da Fundação Social do Trabalho (Funsat), realizou nesta semana mais uma etapa do ciclo de capacitação socioprofissional 2023 destinado aos beneficiários do Programa Assistencial de Inclusão Profissional (Proinc). Desta vez, a qualificação foi direcionada a mais de 300 beneficiários, que atuam na Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos (Sisep).

O ciclo de capacitação foi iniciado em fevereiro e engloba assuntos como a legislação vigente do Proinc, direitos e deveres dos beneficiários do programa, comportamento profissional, marketing pessoal, entre outros.

A Coordenadoria de Educação Profissional da Funsat apresentou palestra sobre o tema “Comportamento Profissional”. Já o tema “O Programa Assistencial de Inclusão Profissional – Proinc” foi ministrado pela Coordenadoria de Serviço Social da Funsat.

“A Escola da Funsat está aqui em parceria com a equipe do Proinc para trazer a qualificação. Na oportunidade, os beneficiários aprendem sobre um assunto muito importante, que são os direitos e deveres deles próprios”, explica a Coordenadora da Escola de Educação Profissional da Funsat, Adriana Assis.

A previsão é que nos próximos três meses, mais de 2 mil trabalhadores contratados pelo Proinc lotados nas secretarias municipais participem das capacitações.

Entre as participantes da capacitação da Sisep, Divina Márcia, que há dois anos faz parte do Proinc, afirma que está feliz com a oportunidade de trabalhar e ao mesmo tempo aprender. “É muito bom estar trabalhando aqui, a prefeitura tem nos ajudado bastante. Sou muito agradecida pelos cursos e pela oportunidade de aprender e me qualificar sempre mais. E, para quem está precisando eu indico o programa pois com ele eu consigo trabalhar e sustentar a minha casa e família”.

Sobre o Proinc

O Proinc tem por objetivo atender pessoas que possuam renda familiar per capita não superior a meio salário mínimo vigente. Podem se inscrever no programa pessoas que tenham idade igual ou superior a 18 e 67 anos, que estejam inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) – mediante apresentação da Folha resumo (que consta a composição familiar) e número de Identificação Social (NIS).

Outra obrigação é que o candidato esteja em situação de desemprego por período igual ou superior a 1 ano, além de ser residente de Campo Grande há pelo menos 1 ano.

O candidato deve apresentar no momento da inscrição todos os seus documentos originais. Referente ao núcleo familiar deverá apresentar: documento dos filhos (certidão de nascimento ou RG e CPF), se casado no civil (certidão de casamento), se convivente (RG e CPF). O beneficiário do Proinc é atendido com renda de um salário mínimo, cesta básica mensal, vale-transporte e alimentação no horário de trabalho.

Além da atividade profissional que desenvolve em órgãos públicos da Prefeitura de Campo Grande, é exigido que o cadastrado no programa também faça capacitação em cursos da Funsat.

Mais informações podem ser obtidas no telefone (67) 4042-0585, ramal 5832 ou 5833; ou na Funsat, localizada na Rua 14 de Julho, nº 992, Vila Glória.

campaonews

campaonews