Prefeitura promove atividades socioeducativas de conscientização sobre a violência contra idosos

Prefeitura promove atividades socioeducativas de conscientização sobre a violência contra idosos
Gostou? Compartilhe nas suas redes

Para marcar a campanha “Junho Violeta”, destinada a conscientização sobre a violência contra a pessoa idosa, a Prefeitura de Campo Grande, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (SAS), através das unidades de Cras, Centro de Convivências e Centro de Convivência de Idosos, promoveu diversas atividades e ações de reflexão e prevenção junto aos idosos, crianças e adolescentes do Serviço de Convivência.

Em todas as 29 unidades da Proteção Social Básica, as equipes têm trabalhado a temática com eventos que fomentaram o debate e promoveram a integração entre os usuários das diversas faixas etárias do SCFV.

O Centro de Convivência de Idosos Piratininga, por exemplo, realizou atividades como, bingo temático, panfletagem e conscientização de motoristas no trânsito, distribuição de informativos na Escola Municipal Professor Adair de Oliveira, teatro e palestras com os usuários do SCFV, onde os próprios idosos participaram das ações externas.

Para o coordenador do CCI Piratininga, Jorge Franco, a iniciativa foi enriquecedora tanto para os idosos, quanto para equipe técnica, transmitindo informações relevantes e pontuais para combater quaisquer tipos de violência ou abuso contra a pessoa idosa. “O resultado de tudo que aconteceu em nossas ações foi 100%, eles tiraram proveito em tudo que foi realizado e com certeza trará resultado para cada um deles. Nós alcançamos o nosso objetivo que é auxiliar e melhorar a qualidade de vida de cada um dos nossos usuários”, ressaltou o coordenador.

A usuária Rita Alves, 84 anos, enalteceu o trabalho da equipe do CCI e classificou como excelente tudo que aprendeu durante as atividades da Campanha Junho Violeta. “Eu achei uma maravilha, aprendi muito, reforçou o que eu já sabia e esclareceu dúvidas. Só tenho a agradecer por toda dedicação oferecida a nós”.

Já no CCI Vovó Ziza, os idosos participaram de palestras e assistiram ao filme “UP – Altas Aventuras”, que fala sobre a importância de ressignificar a vida e manter um propósito de vida, independentemente da idade.

União

No Cras São Conrado, as atividades de conscientização foram desenvolvidas com os idosos, mas também com a participação de crianças e adolescentes. Foi trabalhado ao longo do mês, a leitura da legislação voltada à pessoa idosa, abordagem dos tipos de violência, roda de conversas, além de brincadeiras, dinâmicas informativas e trocas de experiências com relatos dos usuários.

Para unir as gerações, as crianças escreveram cartas para os idosos em forma de carinho e respeito.

A técnica da unidade, Lorrayne Andreza, afirmou que as ações foram positivas e chamaram a atenção dos usuários sobre o dever da sociedade, de trabalhar para garantir os direitos da pessoa idosa. “O nosso objetivo é conscientizar e prevenir a violência contra as pessoas da terceira idade. Nosso foco é promover informações e orientar como lidar caso o idoso esteja em uma situação de violação de direitos, saber como agir e onde recorrer”, disse Lorrayne.

A violência contra a pessoa idosa pode assumir tanto a forma física, patrimonial, psíquica, emocional, restritiva de liberdade e financeira. E foi este o foco do trabalho realizado pela coordenadora do Cras Moreninhas, Danielle Rocha.

Por meio de desenhos e atividades artísticas, a equipe da unidade também ressaltou a necessidade de explorar com as crianças a garantia dos direitos humanos no enfrentamento à violência contra as pessoas idosas.

“Nós fortalecemos e intensificamos a temática do Junho Violeta para as crianças e adolescentes entre seis e 16 anos. Aplicamos atividades socioeducativas que sensibilizaram e mostraram a importância de cuidar dos nossos idosos, porque todo dia é dia de combater a violência”, finalizou.

No total, 1.022 idosos frequentam o SCFV das unidades da SAS.

As denúncias sobre violência contra a pessoa idosa devem ser feitas pelo disque 100.

campaonews

campaonews