Sesau disponibiliza painéis de monitoramento para população acompanhar dados epidemiológicos em tempo real

Sesau disponibiliza painéis de monitoramento para população acompanhar dados epidemiológicos em tempo real
Gostou? Compartilhe nas suas redes

Com a pandemia da Covid-19 a população de Campo Grande se habituou a acompanhar os dados epidemiológicos do município diariamente, para ficar atualizada da situação no município e, com registros de diversos agravos sendo lançados constantemente nos sistemas do Ministério da Saúde, a Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, desenvolveu uma plataforma para acompanhar em tempo real o avanço das doenças que geram preocupação nos moradores. 

Através do painel de monitoramento do Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde (Cievs-CG), a população consegue acompanhar e comparar dados de arboviroses e síndromes respiratórias no ano corrente e no anterior. “Para a secretaria, este painel tem o objetivo de orientar quais tomadas de decisões devem ser feitas antes mesmo da situação ficar crítica, já a população consegue acompanhar em tempo real como está o cenário no município”, explica a coordenadora Cievs-CG, Vanessa Aquino. 

“Em um exemplo claro, conseguimos ver a comparação da epidemia de dengue que tivemos no ano passado, e como ela se comporta neste ano. Em 2022 o pico dos casos no início do mês de maio, quando se registrou 1.700 notificações em uma semana, já nesse ano vimos que o pico aconteceu antes, em abril, mas com um número menor de notificações, sendo no máximo 1.405”, conclui Vanessa. 

Estes painéis passaram desde o início deste ano, a ser elaborados durante o crescimento no número de casos de síndromes respiratórias em crianças. Observando-se a necessidade do acompanhamento dos casos e a necessidade de atuação em tempo oportuno, a estratégia foi expandida para acompanhar também as arboviroses, como dengue, zika e chykungunia, os atendimentos na rede de urgência e emergência e os óbitos na Capital. 

“Garantimos, assim, o acesso transparente à informação para toda a população com a celeridade e qualidade adequadas”, enfatiza o secretário municipal de Saúde, Sandro Benites. Os painéis podem ser acessados neste link, fazendo a filtragem necessária, inclusive pela região de interesse, caso haja essa informação. 

campaonews

campaonews