Prefeitura inova com inserção de Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis no Plano Municipal de Turismo

Gostou? Compartilhe nas suas redes

A Assessoria de Assistência aos Órgãos Colegiados aprovou em sessão extraordinária do Conselho Municipal de Turismo, a atualização das ações do Plano Municipal de Turismo de Campo Grande (PMT). O documento visa estabelecer diretrizes para a condução da atividade turística na cidade de Campo Grande, de forma compartilhada, respeitando a competência de cada instituição que compõe o trade para a consolidação do município como destino de eventos e negócios.

O processo de atualização das ações teve início em abril durante a 83º Expogrande, quando a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Sectur) e Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Mato Grosso do Sul (Sebrae MS) assinaram no estande da Prefeitura Municipal, o termo de cooperação para atualizações no Plano Municipal de Turismo. Após o início da parceria, foram realizadas inúmeras reuniões com os representantes do setor que, de forma democrática e participativa, promoveram compartilhamento de conhecimentos, experiências e expectativas, para a elaboração de ações essenciais para o desenvolvimento econômico e social a partir do setor turístico.

“A Prefeitura e o Sebrae buscaram estabelecer as prerrogativas de atualização e a atividade foi conduzida em diversos encontros. A Prefeitura com toda a sua equipe apoiou este passo e conseguimos avançar na atualização com as definições e qualificações das ações para os próximos ciclos de execução que estão pautados principalmente de 2023 para 2024”, afirmou Volmir Meneguzzo, consultor do Sebrae MS.

O Plano atual, elaborado em 2017, tem vigência de dez anos e as atualizações são previstas para acontecerem anualmente. Dessa maneira, após dois anos sem atualização o PMT volta a ser protagonista nas políticas públicas do setor, unificando as ações em prol do desenvolvimento e fortalecimento do turismo no município, cumprindo com seu propósito máximo de servir ao visitante e comunidade local. De maneira que, ao findar o período proposto, Campo Grande possa ter alcançado amplas conquistas, sendo reconhecida como a capital das oportunidades.

As novidades estabelecidas na atualização foram as inserções dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis (ODS) vinculadas as ações que serão realizadas e a elaboração da Missão, que prevê proporcionar experiências marcantes no destino, como polo de turismo de negócios e eventos, agregando valor ao trade, turistas e munícipes, mantendo equilíbrio nas práticas sustentáveis”.

“Atualizamos o Plano Municipal de Turismo com o importante apoio do Sebrae e o envolvimento efetivo das instituições que compõe o Conselho Municipal de Turismo, visando oferecer estrutura adequada e iniciativas arrojadas para aumentar o fluxo de turistas na Capital”, explicou Wantuyr Tartari, superintendente de Turismo da Sectur.

A entrega oficial da atualização do Plano Municipal de Turismo acontecerá na 4ª Mostra de Turismo de Campo Grande, durante o 1º Festival Reviva Mais Campo Grande Cultura e Turismo. Na ocasião estará presente a representante do Ministério do Turismo, Bárbara Blaudt Rangel, coordenadora de Inovação e Apoio à Transformação de Destinos Turísticos.

campaonews

campaonews